TroqueDeEnergia.com
 
Titulo: Carregador solar abastece carros elétricos em meia hora
Fonte: Boas Notícias
Data: 2012-09-26
Descrição:

Acaba de ser dado a conhecer o carregador mais rápido e limpo para carros elétricos do mundo. Esta terça-feira, a fabricante de automóveis norte-americana Tesla, especializada nestes veículos, apresentou a primeira parte daquela que será uma grande rede de postos de abastecimento que vai fornecer carregamentos gratuitos e "verdes" graças à energia solar.

Até ao momento foram já criados seis destes postos de abastecimento no estado da Califórnia, EUA. De acordo com a fabricante, os Supercharger - como foram batizados - utilizam, para proceder ao carregamento, eletricidade gerada pelos sistemas solares desenhados na própria estrutura, obtendo-se mais energia do que aquela que será usada pelos carros.

Além disso, informou a companhia em comunicado citado pela AFP, o excesso de energia aí gerado será desviado para as redes elétricas, destinando-se a uso geral. "Assim, respondemos ao mal-entendido habitual de que carregar um carro elétrico aumenta as emissões de carbono das centrais elétricas", afirmou Elon Musk, diretor-executivo da Tesla.

A ecologia não é, porém, uma das suas únicas vantagens. Este "supercarregador" elétrico de aparência futurista consegue, graças às suas dimensões, entregar aos veículos quatro vezes mais energia do que os carregadores convencionais, o que se traduz num carregamento muito mais rápido: bastam 30 minutos para repor a eletricidade gasta por conduzir durante três horas a 100 km/h, evitando-se, deste modo, as quatro ou mais horas exigidas pelos modelos atuais.

"A rede Supercharger da Tesla é um elemento de mudança para os veículos elétricos, oferecendo viagens de longa distância com um nível de conforto equivalente ao de carros movidos a gasolina em termos práticos", concluiu Musk.

De acordo com a Tesla, a instalação dos postos Supercharger na Europa e na Ásia deverá iniciar-se no segundo semestre do ano que vem. A empresa comprometeu-se ainda a ter mais de 100 postos do tipo em operação até 2015.

 


<< Voltar à página anterior