TroqueDeEnergia.com
 
Titulo: DGEG prepara novo documento estratégico para a energia
Fonte: Ambiente Online
Data: 2012-10-15
Descrição:

A consulta pública ao documento «Linhas Estratégicas para a Revisão dos Planos Nacionais de Acção para as Energias Renováveis [PNAER] e Eficiência Energética [PNAEE]», que terminou no final de Junho de 2012 foi o ponto de partida para um novo documento estratégico para o sector da energia.

O documento apontará acções e medidas que façam sentido no âmbito de uma estratégia global para o sector energético e, simultaneamente tenham «racionalidade do ponto de vista técnico-económico», assegura a DGEG. A ideia é balancear a decisão entre investir na eficiência energética e/ou na promoção das energias renováveis de uma forma mais «clara e objectiva».

No âmbito da consulta pública ao PNAER e PNAEE foram recebidos formalmente 46 comentários, dos quais 19 empresas, 17 associações empresariais e sectoriais outras, 1 organização não-governamental, 3 entidades da administração central, uma entidade da administração local e outros 5. Os comentários e as observações foram alvo de reflexão e análise por parte de um grupo de trabalho constituído por elementos da DGEG, LNEG e ADENE.

Na sequência das preocupações manifestadas na consulta pública, a DGEG esclarece que a atribuição de nova potência a tecnologias com base em renováveis, será sempre em função do interesse nacional de privilegiar determinadas fontes de energias endógenas tendo em conta factores como a capacidade de criação de valor, potencialidade de exportação, relação custo-benefício, empregabilidade.

Ainda em comunicado a entidade explica que está já a ser finalizada uma proposta de revisão legislativa em matéria de certificação energética dos edifícios, enquadrada com o processo de transposição da reformulação da directiva do Desempenho Energético dos Edifícios

 


<< Voltar à página anterior