TroqueDeEnergia.com
 
Titulo: Como fazer um Forno Solar
Fonte: Quercus
Data: 2001-08-18
Descrição:

A CONSTRUÇÃO DE UM FORNO SOLAR EM PAPEL RECICLADO

1 - Organização da oficina:
Dividimos a turma em grupos de 3 ou 4 crianças , que executam as tarefas: Rasgar papel, demolhar. encher os moldes, preparar o reflector, e a moldura.
2 - Preparação da sessão:
Montamos os moldes e pintamos todo o interior com óleo de fritar ou cera em pasta para soalho. Para fabricar o forno, cortamos 5kg de papel em tiras de 2cm de largura e depois em bocados do mesmo tamanho. Poê-se de molho de véspera ou com mais dias de antecedência.
Cortam-se várias tiras de papel de jornal com a largura das paredes do interior do forno e com o comprimento do fundo.
Mistura-se num balde água e cola branca para madeira, para dar consistência. Para verificar se a cola é suficiente, faz-se com os dedos uma pequena bola de papel e vê-se o resultado: se a bola abrir tem cola a menos. Se a bola ficar conformada está boa.
3 - Enchimento dos moldes:
O papel é escorrido à mão e depois molha-se no balde com a mistura da cola. Escorre-se de novo o papel e vamos colocando na superficie interior do fundo do forno. Alisamos com o auxílio da mão e cada nova porção de papel vai sendo colocada a seguir à primeira, sobre o molde. A camada fica com a espessura de 3 cm.
Encosta-se com a mão à pasta, tiras de papel de jornal, para enxugar.
Em seguida inclinamos o molde do forno com cuidado e preenchemos um dos lados com a pasta de papel. Fazemos as mesmas operações patra as restantes superfícies interiores. No final uniformizamos a superfície de papel com a mão.
Cortam-se várias tiras de papel com a largura do interior do forno e encosta-se com a mão à pasta de papel, para enxugar.
Colocamos o vidro encostado à abertura do forno, num local ensolarado, tendo o cuidado de o limpar sempre que o vidro embaciar.
4 - Moldura:
Cortamos duas tiras de platex ou de contraplacado fino, com as medias de 22 cm e duas com 21 cm. Colamos formando um rectângulo para apoiar e colar o vidro. No final colamos uma tira de pano no vidro.
5 - Montagem:
Após a secagem do papel, forramos e colamos todo o interior com papel de alumínio. Colamos a tira de pano do vidro ás costas do forno, a fazer de dobradiça. Montamos na base também com uma tira de pano o reflector. Marcamos dois traços nas ilhargas perpendiculares aos vidros e depois de termos pregado sobre os traços dois pregos de orientação, está pronto o forno.
6 - Funcionamento:
Colocamos a comida dentro de uma vasinha tapada (sem asas de plástico), orientamos o F.S. para o sol e colocamos um pequeno calço de madeira debaixo do F.S. de modo que a sombra dos pregos coincida com os traços marcados nas ilhargas. Depois de 15 minutos está o ovo estrelado e numa hora está o peixe assado.

 


<< Voltar à página anterior