Leia por favor as dúvidas colocadas previamente por outros utilizadores, antes de colocar a sua dúvida!

Pergunta:
Poderá fornecer a electricidade para a moradia incluindo electrodomésticos ou só iluminação?
Resposta:
Para sistemas completos, recomendo à nossa secção de «Sistemas de Electricidade» e consultar lá as perguntas frequentes.

Pergunta:
Estou interessado em saber mais sobre energias renováveis tendo em conta que de futuro terei uma casa de habitação longe de quer ligação da EDP. Sei quase nada sobre o assunto e por isso as minhas duvidas começam pelo preço ideal para uma casa de habitação normal, com maquinas e lâmpadas a funcionar, assim como benefícios fiscais, assim como pagamentos a prestações, etc. O vosso site só dá praticamente as recomendações garantias e voltagens. É possível me informar mais sobre a vossa linha de produtos adequada a uma casa permanente e com família a tempo inteiro?
Resposta:
Para sistemas completos, recomendo à nossa secção de «Sistemas de Electricidade» e consultar lá as perguntas frequentes.

Pergunta:
Estou a pensar pôr em minha casa sistemas alternativos á produção de energia eléctrica, e um dos sistemas seria a energia eólica ou painéis foto voltaicos uma vez que para o aquecimento das águas sanitárias já tenho painéis solares. Gostaria de saber mais pormenores sobre estes dois sistemas eólicos e painéis foto voltaicos, os seus custos, e quem poderá fazer a montagem e a viabilidade pratica dos sistemas. A minha casa fica num ponto alto com boa exposição solar e ventos.
Resposta:
Para sistemas completos, recomendo à nossa secção de «Sistemas de Electricidade» e consultar lá as perguntas frequentes. Também recomendo a visita à nossa secção de «Aerogeradores» e as suas perguntas frequentes.

Pergunta:
Este sistema é aplicável em zonas com pouca exposição solar directa? Eu vivo em Ponta Delgada, Açores
Resposta:
Os painéis têm que estar num local onde possam obter a luz do dia. Caso contrário não produzem energia.

Pergunta:
Estes painéis só carregam com o sol? Quando o tempo esta encoberto, quando não se vê o sol estes painéis também carregam? Gostava de ter mais informação sobre os painéis e sua viabilidade.
Resposta:
O factor relevante para um painel solar funcionar é a luminosidade e não o calor. Pelo que um painel solar produz energia em todos os dias do ano.

Pergunta:
Encontro-me a realizar uma pesquisa sobre painéis solares, sou aluno de engenharia electrotécnica da FEUP, e gostava de saber quais os materiais electrotécnicos mais usados na construção de painéis solares
Resposta:
Deverá consultar um fabricante de painéis solares.

Pergunta:
O objecto que pretendo é um objecto que permita acumular a energia solar para depois disponibiliza-la para uso de várias coisas
Resposta:
O que procura chama-se Bateria.

Pergunta:
Gostaria de saber o que preciso para fazer um carregador de baterias através de um sistema foto-voltaico, e quais são os custos. A minha ideia era fazer um sistema destes para carregar baterias dos telemóveis, portátil, etc.
Resposta:
Para carregar uma bateria precisa de um painel solar e de um regulador de carga (evita sobrecargas da bateria e que a bateria descarregue através do painel durante a noite. Ou seja, que exista circuito inverso. Para depois usar a bateria para alimentar telemóveis, portátil, etc., irá necessitar também de inversor (caso estes equipamentos funcionem a 220V).

Pergunta:
Tenho uma dúvida quanto aos painéis solares e gostaria de saber se poderiam esclarecê-la. Esses painéis captam a energia solar e a transforma em energia eléctrica na forma contínua e sei que podemos transformá-la em alternada (utilizando um inversor). No entanto, gostaria de saber se, fazendo isso, é possível alimentar equipamentos que utilizem resistências, como chuveiros eléctricos, ferros eléctricos ou equipamentos que necessitam ficar ligados, como geladeiras e fogões eléctricos.
Resposta:
Sim, pode alimentar qualquer dos equipamentos que referiu.

Pergunta:
Qual é a ideia deste painel solar, o que pode ele alimentar para eu ter uma ideia? Pode carregar uma bateria de carro de 12v?
Resposta:
Um painel de 5 Watts (por exemplo) produz por dia 5*5 (valor resultante de um estudo em Portugal)= 25 Watts. Um painel de 10 Watts produz 10*5=50 Watts por dia. Um painel de 100 Watts produz 500 Watts dia. Se este ultimo painel (100 Watts) funcionar a 12 V então vai produzir por dia 500 Watts /12 Volts= 42 Amperes. Com 42 Amperes consegue praticamente encher uma bateria de 45 Amperes e conseguirá encher em 2 dias uma bateria de 70 Amperes.

Pergunta:
Posso usar este painel solar (Tensão nominal = 34v, tensão máxima=43,4v) num sistema de baterias de 12v? Ou tem que ser usado apenas num sistema de 36v ou 48v?
Resposta:
Convêm que a voltagem do conjunto das baterias seja semelhante à voltagem do conjunto dos painéis.

Pergunta:
Does only this unite adequate for domestic use in a house? If not, what are the necessary accessories that will be needed and the cost?
Resposta:
For complete systems, I recommend your visit to our section of «Sistemas de Electricidade».

Pergunta:
Gostava de saber qual o melhor painel foto-voltaico para trabalhar 12v e quantos amperes carrega por hora?
Resposta:
Um painel de 5 Watts (por exemplo) produz por dia 5*5 (valor resultante de um estudo em Portugal)= 25 Watts. Um painel de 10 Watts produz 10*5=50 Watts por dia. Um painel de 100 Watts produz 500 Watts dia. Se este ultimo painel (100 Watts) funcionar a 12 V então vai produzir por dia 500 Watts /12 Volts= 42 Amperes

Pergunta:
Gostaria que me tirassem uma dúvida: -tive recentemente uma conversa acerca de painéis solares na qual me informaram que este tipo de produto "suga" a energia solar criando em seu redor uma zona morta na qual não é possível existirem plantas visto impedir que estas façam o fotossíntese. É verdade? Se sim qual é aproximadamente essa área de influencia?
Resposta:
Desconheço qualquer estudo que prove essa afirmação.

Pergunta:
Existem módulos de painéis solares quadrados
Resposta:
Difíceis de encontrar, mas existem.

Pergunta:
Gostaria de saber qual o preço de todo o material necessário para instalar este painel numa auto caravana. Tenho uma bateria de 110Ah! Painel + cabos + regulador!
Resposta:
Imaginando que «gasta» os 110 Ah por dia. Logo precisamos que os painéis forneçam 110*12 = 1320 Watts por dia. O que equivale a dizer que precisamos de 1320/5= 264 Watts em painéis. Com 3 paineis de 90 Watts irá conseguir 90*3= 270 watts que chegam para o efeito. Mas se apenas gastar metade da bateria ao fim de um irá precisar de apenas 264/2= 132 Watts, o que será satisfeito com (por exemplo) 2 paineis de 70 Watts (2*70=140 Watts). Para o primeiro caso irá precisar de um regulador com um mínimo de 270/12= 22,5 Amperes. Para um segundo caso irá necessitar de um regulador de 2*70/12=12 amperes.

Pergunta:
Tenho uma auto caravana que tem uma bateria de 70A e gostava que informassem se este painel serve para carregar a bateria ou qual é que aconselham a comprar para o efeito.
Resposta:
Para encher num dia uma bateria de 70A, precisa de 70*12/5= 168 Watts em painéis (2 paineis de 90Watts será suficiente). O regulador deverá ser de (2*90/12= ) 15 Amperes.

Pergunta:
Pretendia um painel solar? Para Auto caravana. A finalidade do mesmo é alimentar duas baterias de 12V que por sua vez dão energia para a iluminação da mesma, uma televisão, um rádio... O que solicito neste momento é que me informem o v/produto que aconselham para esse fim. Já agora e porque poderá ser um caso de negócio gostaria que me informassem prazo de entrega dos mesmos.
Resposta:
Qual é a capacidade da bateria e qual é o consumo por dia da bateria? Prazo de entrega: 5 a 6 dias úteis (desde que exista em stock)

Pergunta:
Preciso adquirir um painel solar (eventualmente com regulador) para manter a carga das baterias de um barco. Tenho uma bateria para o motor (90 Ah) e outra para consumo (90 Ah). O principal objectivo é manter as baterias carregadas quando o barco se encontra na doca. Preferia painéis flexíveis que fossem fácies de colocar em qualquer sítio. Agradecia que me fosse apresentada uma proposta com produtos, preços e prazo de entrega.
Resposta:
Ver exemplos em cima. Precisa sempre de um regulador de carga para evitar sobrecargas na bateria e para evitar que durante a noite a bateria descarregue através do painel (circuito inverso). Preços estão indicados no site.

Pergunta:
Gostaria de saber que tipo de bateria de 12V e painel solar necessitaria para me gerar energia para um pequeno veleiro do qual possui um mini televisor portátil, luzes, pequeno frigorífico portátil de isqueiro, rádio de música de carro e rádio de comunicações VHF. Devo dizer que o motor do barco também carrega a bateria mas é insuficiente e desta forma procura um painel solar para auxiliar o respectivo motor. Devo também dizer que os equipamentos nunca estarão ligados todos ao mesmo tempo.
Resposta:
Qual é a capacidade da bateria e qual é o consumo por dia da bateria

Pergunta:
Somos uma rádio que necessita de transferir o seu emissor para localização onde não há energia eléctrica. Poderíamos ponderar utilizar a eólica ou foto voltaica para a sua mudança pelo que passamos a explicar a nossa necessidade: VOLTAGEM 220 v. AMPERAGEM entre 13 a 20 Amperes. Agradecíamos que nos fosse apresentada uma proposta descrevendo o material proposto, e garantia e preços.
Resposta:
Assumindo 24 horas de utilização por dia. Temos um consumo por hora de 13A* 220V= 2860 Watts. Por dia temos 2860*24= 68640 Watts (consumo muito elevado. Será mesmo este o consumo??). Precisaria de 68640/5= 13728 Watts em painéis. Quanto aos aerogeradores recomendo uma visita às perguntas frequentes da nossa secção de «Aerogeradores».

Pergunta:
Somos um prédio com 12 andares/52 condóminos. Desejamos instalar energia solar para piscina, partes comuns etc.
Resposta:
É necessário que todos os condóminos estejam de acordo e é necessário que nos indique o consumo.

Pergunta:
Sou administrador de um prédio de 7 andares e pensei se não seria viável a instalação de painéis solares no telhado (não é de telha e tem uma área considerável) para fornecimento de energia para os gastos de elevadores e iluminação da escada. Se for possível gostaria que me informassem, pois em função disso eu forneceria mais dados concretos, como consumo médio do prédio.
Resposta:
É necessário que todos os condóminos estejam de acordo. Em caso afirmativo é perfeitamente possível colocar painéis. É necessário que nos indique o consumo médio do prédio apenas para os equipamentos que se pretende alimentar.

Pergunta:
Venho por este meio pedir informações e orçamento para alguns dos vossos produtos, passo a explicar. Estou a fazer um estudo de viabilidade para a instalação de uma empresa, cuja futura localização favorece o uso de energias renováveis e o cujo gasto de energia é de cerca de 60KW por dia. Este inclui máquinas de produção, computadores, impressoras, portões eléctricos, lâmpadas, etc. que utilizam a corrente normal. O objectivo seria montar um sistema de painéis solares (com recurso aos sistemas de reajustamento), aerogeradores e UPS para ligar à rede em caso de emergência, de modo a reduzir a factura energética e aproveitar os recursos naturais existentes. Gostaria de solicitar informações e orçamento (componentes e instalação) para diferentes conjugações dos vossos produtos, ou seja, por exemplo é mais vantajoso optar por mais aerogeradores ou painéis solares? Para estudar qual a melhor relação benefícios/custos.
Resposta:
Para um consumo diário de 60000 (60kW) iria necessitar de 60000/5= 12000 Watts em painéis (consumo muito elevado)

Pergunta:
Gostaria de saber mais ou menos, quanto me pode custar um painel solar, para: Casa com 150 m2 de área coberta. 5 Divisões + Cozinha + 2 Corredores Uma piscina 10*6 Este painel, teria de dar energia para: 3 Termoacumuladores Electricidade em geral Bomba de Piscina Iluminação exterior
Resposta:
Para sistemas completos, recomendo uma visita à nossa secção de «Sistemas de Electricidade»

Pergunta:
Estou fortemente empenhado em instalar um sistema de energia alternativa na minha habitação, nomeadamente Painéis solares. Depois de uma pequena pesquisa na net encontrei o vosso site o qual me despertou desde logo a atenção pela quantidade e qualidade da informação disponível, no entanto necessito de mais alguns esclarecimentos antes de avançar concretamente para este projecto. Vivo numa habitação normalíssima T3, no entanto de Inverno ligo vários (2 a 3) aquecedores e de Verão utilizo o Ar Condicionado (2 a 3) o que como calcula me faz "disparar" a conta da electricidade no final de cada mês, por isso é esta a principal razão de querer instalar um sistema energético alternativo. Tendo em conta o parágrafo anterior gostaria de solicitar o seu suporte técnico assim como o seu aconselhamento, para encontrar a melhor solução de Paneis Solares a instalar
Resposta:
Qual o consumo médio por dia? Para sistemas completos, recomendo uma visita à nossa secção de «Sistemas de Electricidade»

Pergunta:
Tenho uma casa de campo, em Torres Vedras, e quero mandar a EDP às ortigas. Pretendo um orçamento para alimentar cinco lâmpadas de baixo consumo e frigorífico. Uso temporário de ferro de engomar e máquina de lavar roupa. O aquecimento da casa é a lenha, e águas aquece a gás. É possível vender-me só o material e sermos nós a colocar.
Resposta:
Qual o consumo total (Nº total de lâmpadas* consumo das lâmpadas* numero de horas de utilização + ferro + máquina)? Após obter esta informação, recomendamos uma visita ao nosso simulador.

Pergunta:
Gostaria de saber se este painel dá para alimentar um accesspoint de 12V e de intensidade aproximadamente 2A se não qual o que o painel que dá?
Resposta:
Assumindo 24 horas de utilização, temos um consumo diário de 12*2*24= 576 Watts. Iríamos necessitar de 576/5= 116 Watts em painéis (2 painéis de 60 seria suficiente).

Pergunta:
Tenho um bar numa praia, e muitos problemas de fornecimento de energia eléctrica, gostaria de saber se há soluções que permitam sustentar o consumo eléctrico do bar ou ajudar nos momentos de pique de consumo. Como é que posso ter uma estimativa de custos para esse investimento.
Resposta:
Primeiro tem que saber qual o consumo médio por dia. Depois pode fazer as contas no nosso simulador.

Pergunta:
Gostava de saber qual o painel solar adequado para alimentar dois equipamentos 24h por dia, em que um tem uma tensão de 12V e 1A, e o outro tem uma tensão de 13V e 1,8A.
Resposta:
Consumo total: 24*12*1 + 24*12*1.8= 288 + 519 = 807 Watts (em painéis: 807 /5= 161 Watts)

Pergunta:
Gostaria de saber se este módulo é suficiente para carregar uma bateria de 180 amperes que está localizada numa casa de montanha que é utilizada só aos fins-de-semana. Essa bateria é só para abastecer um Tv.
Resposta:
A bateria no final de semana fica com que perdentagem de carga? 90%, 50%? Ou seja, qual o consumo da televisão e tempo de utilização no fim de semana?

Pergunta:
Bom dia Tenho uma casa de fim-de-semana, na qual gostaria de colocar energia para 10 lâmpadas (60Wt) 1 frigorifico e 1 televisão pequena. Quais serão os custos das placas a adquirir, Quantas placas teria que adquirir.
Resposta:
Tempo de utilização das lâmpadas e da televisão? Consumo da televisão e do frigorifico? Só com estes dados poderemos calcular o consumo.

Pergunta:
Descobri a vossa página ao acaso. Visto poderem satisfazer as minhas necessidades gostava de colocar-lhes uma questão que passo a descrever. Tenho uma casa de férias numa ilha no Algarve onde não existe energia eléctrica, a casa é constituída por 4 quartos, 1 casa de banho, uma cozinha, uma sala e um quintal envolvente. O meio que tenho para obter energia é um gerador, gostava que me dessem uma solução com este produto.
Resposta:
Para sistemas completos, recomendo uma visita à nossa secção de «Sistemas de Electricidade»

Pergunta:
Pretendo adquirir painéis solares para aquecimento de água, tenho dois termoacumuladores a gás de 190L, e quero adaptar os painéis para aquecimento da água. Que tipo de painéis devo comprar e que acessórios?
Resposta:
Recomendamos uma visita à nossa secção de «Água Quente»

Pergunta:
Gostaria de saber se este equipamento dá fornece energia para os diversos electrodomésticos e para o aquecimento de água. Se poderá substituir toda a energia eléctrica
Resposta:
Estes painéis solares fornecem energia eléctrica. Para o aquecimento de água, recomendamos uma visita à nossa secção de «Água Quente». Poderá substituir totalmente ou complementar a energia vinda da EDP.

Pergunta:
Tenho uma moradia com aquecimento central para 350 m2 – radiadores água alimentados a caldeira a gasóleo. Pergunta: Um painel solar poderá ser alimentador do sistema de aquecimento central? Será aplicável?
Resposta:
Não. Estes painéis fornecem energia eléctrica e não substituem a caldeira.

Pergunta:
Boa tarde! Gostaria de saber se poderia receber mais informação sobre os vossos produtos, mais especificamente, painéis solares. Pois tenho uma casa de 3pisos, no campo, e gostaria de saber quais as vantagens, não a nível ambiental (esse eu sei) mas se o uso de painéis ira aquecer uma casa tão grande, mesmo no Inverno.
Resposta:
Para aquecimento da casa, recomendamos uma visita à nossa secção de «Aquecimento Central»

Pergunta:
Tenho no meu poço uma bomba delta 17 monofásica gostaria de saber se era possível colocar um painel para uma eventual falha de luz
Resposta:
Qual o consumo da bomba? Qual é o tempo de funcionamento (autonomia) que pretende em caso de falta de luz?

Pergunta:
Agradeço que me informem sobre o número de painéis necessários para alimentar uma bomba de pressão Shurflo (2088-443-144) com balão 40l, instalada numa habitação r/c (conectada à rede pública de distribuição de água). Considerando o consumo de água de 2 pessoas (incluindo máquinas de lavar louça e roupa) e, em alternativa, 4 pessoas.
Resposta:
Quantas horas de utilização por dia?

Pergunta:
Eu gostaria de saber o preço do sistema solar completo com a bomba de água.
Resposta:
Qual bomba? Tempo de utilização?

Pergunta:
Agradecia que me informasse quais os benefícios fiscais.
Resposta:
Poderá ver os benefícios fiscais no seguinte endereço: http://www.troquedeenergia.com/BeneficiosFiscais.php (não dispensa a consulta da legislação: http://www.dgci.min-financas.pt)

Pergunta:
Boa tarde, Para um consumo diário de Estou a desenvolver um projecto em que uma bomba de circulação de água será alimentada por paineis fotovoltaicos e que o seu consumo diário é de 8064 w gostaria de saber quantos watts em paineis são necessários. Vendo pelas duvias que outras pessoas lhe proporam já percebi que para obter os watts necessários será:8064/5, gostaria que me explicasse o porquê de dividir por 5.
Resposta:
5 corresponde ao número de horas de potência máxima de sol que se considera em Portugal (valor obtido de um estudo).

Clicar para aumentar a imagem
Produto:
Marca: S-Energy
Modelo: SM-240 PC8
Preço em Euros(IVA inc.): 395.57
Dúvida:
Email: (Receber a resposta)
Dúvida:

Enviar Dúvida>>

<< Voltar à página anterior